Rabiscos da F: Bolo de Cenoura

sexta-feira, 1 de março de 2013

Bolo de Cenoura

A primeira delícia culinária vem directamente do microondas da F. Esta é uma daquelas receitas que toda a gente deve ter à mão porque resolve bem aquele pequeno problema: "Visita inesperada?? E agora?!".

Pois bem, é uma receitinha muuuito simples e rápida de fazer, não necessitam de batedeira nem forno. Esta foi adaptada de algumas encontradas pelo universo Google.

Ingredientes (para uma taça de cereais de meio litro):

Bolo
8 colheres de sopa de farinha
8 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga derretida (ou óleo)
1 ovo
2 colheres de café de fermento em pó
1 a 2 cenouras

Para a cobertura
5 quadradinhos de chocolate de culinária
1 colher de sopa de leite

Preparação
Sendo um bolo de microondas a sua preparação é do mais simples que há.

Antes de mais é necessário descascar, cortar aos pedaços e cozer a cenoura. Este acho que é o passo que mais demora, mas a cenoura cozida dá realmente outro sabor ao bolo.Depois de uns minutos a cozer (10 minutos chegam) junta-se a manteiga e tritura-se com a varinha mágica ou liquidificadora.
Em alternativa podem ralar a cenoura não precisando de a cozer.

De seguida junta-se a farinha, fermento e açúcar num alguidar médio. À parte bater a clara de ovo até começar a ficar com uma cor esbranquiçada, não é necessário bater em castelo por isso pode ser batida com a vara de arames. Juntar a gema e bater novamente. Depois juntar a massa de cenoura e bater até ficar tudo bem incorporado.

Por último é preciso juntar toda a parte líquida à parte seca. Para não ficar com grumos deve-se juntar a parte seca à parte húmida, ou seja, ao poucos ir juntando a mistura de farinha, açúcar e fermento com o resto e ir batendo. Para despachar ainda mais eu faço tudo isto com a batedeira mas o bolo não fica tão fofinho!

Estando toda a massa pronta é hora de cozer. Então, primeiro unta-se a taça com manteiga e farinha para não colar e por último leva-se o bolo ao microondas por 3 minutos.

Atenção, muita atenção: Os bolos de microondas têm tendência a ficar duros quando arrefecem. Isso acontece quando estão tempo a mais no microondas, por isso a minha técnica é colocar 2 minutos, espetar um esparguete para ver se ainda está cru no meio (espetem sempre de lado para o meio e não directamente no meio) e, se estiver cru, coloco mais 30 segundos. Eu repito isto até verificar que ele está cozido.

Cobertura
Para a cobertura basta que coloquem num copinho de café (que possa ir ao microondas) o leite e o chocolate partido aos pedaços. 30 segundos no microondas, mexer bem e voilá!
Enfeitem a gosto!

Dicas:
Alto e fofo - assim que saia do microondas cubram com papel de alumínio e um pano, isto abafa o bolo e Na hora de servir - podem enfeitar o bolo raspando ou partindo chocolate aos bocados. Eu pessoalmente gosto de espalhar algumas pepitas de chocolate branco, fica lindo e sabe ainda melhor!


Bom apetite!!


Sem comentários:

Enviar um comentário