Rabiscos da F: Delícia fresca de bolacha, café e chocolate

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Delícia fresca de bolacha, café e chocolate

Olá cozinheiros!!

O verão, as férias e o calor trazem aquela vontade gigante de comer coisas refrescantes quer se trate das entradas ou das sobremesas. Seguindo esse mote e a pedido da C (que quer fazer uma sobremesa especial ao marido) decidi fazer o bolinho de bolacha para colocar aqui nestes rabiscos.

A receita é tão simples que até dá vontade de fazer mais vezes. Segue então a delíciosa e fresca sobremesa

Ingredientes:
350g de margarina
3 ovos inteiros
75g de açúcar

100g de cacau em pó
200mL de café
1 colher de sopa de vinho do porto
400g de bolacha maria

Preparação:
Depois de fazer o café, deixar arrefecer um pouco, acrescentar o vinho do porto e com um pincel, pincelar as bolachas maria à frente e atrás. Neste passo é necessário ter cuidado para não molhar de mais as bolachas, caso contrário torna-se complicado colocar nas camadas. Fazer apenas um pacote de bolachas de cada vez porque nem sempre é necessário as 400g.
Bater vigorosamente a margarina e os ovos até obter um creme homogêneo. Juntar o açúcar e bater muito bem. Por fim, juntar o cacau em pó e bater cuidadosamente até todo o creme ficar com um aspecto homogêneo.
Fazer camadas de creme e bolacha alternadamente até terminar com o creme.

Dicas:
Não utilizar margarina do tipo Vaqueiro, daquela dura, utilizar antes do tipo Becel que é mais liquida - Este bolo tem alguns problemas que apesar das inúmeras vezes que já foi feito, continuam a surgir. Um dos problemas é que facilmente fica cortado dai a primeira dica passar pela utilização de manteiga do tipo Becel.
Bater bem os ovos e a manteiga - esta dica permite que a manteiga se junte, evitando que posteriormente esta se derreta e corte o creme.
Substituir do cacau em pó por chocolate em pó. Neste caso deve-se cortar um pouco no açúcar, colocar apenas 50g caso se prefira algo menos doce.
Para decorar triturar algumas bolachas maria e polvilhar por cima.

Bom apetite!!




Sem comentários:

Enviar um comentário