Rabiscos da F: Empadas vegetarianas

terça-feira, 20 de maio de 2014

Empadas vegetarianas

Olá cozinheiros!

Nunca vos aconteceu não saberem o que fazer para o almoço do dia seguinte? Certamente não sou a única com esse dilema diário. Ainda por cima quando tenho de cozinhar só para mim.

Sem saber o que fazer para levar na marmita do dia seguinte, lembrei-me que há muito tempo que não comia empadas. Nunca tinha feito mas, infelizmente, não tinha frango (ah, as deliciosas empadas de frango).

Não desistindo por falta do ingrediente principal decidi dar cabo dos restos que tinha no frigorífico e, entre pimento, cebola, ervilhas, rebentos de soja e couves de bruxelas, nasceram as empadas vegetarianas à la F.

Ingredientes:
1 colher de sopa de margarina
1/2 cebola picada
Alecrim q.b
5 couves de bruxelas
1 punhado de ervilha de quebrar
1 punhado de pimentos verdes
1 punhado de rebentos de soja
1 pitada de sal
1 embalagem de massa quebrada pronta a usar
1 ovo

Preparação:
Numa frigideira colocar a margarina e a cebola picada. Deixar alourar e juntar o alecrim e de seguida os legumes. Adicionar um pouco de sal e deixar saltear por 10 minutos. Cortar círculos de massa para a base e tampa das empadas. Num tabuleiro de 6 formas que possa ir ao forno, colocar a massa quebrada das bases e preencher com o preparado de legumes. Colocar as tampas por cima e dobrar as sobras de massa para dentro.Pincelar a parte de cima das empadas com o ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 170ºC durante 45 minutos.

Dicas:
Não esquecer que o círculo da base deve ter cerca do dobro do diâmetro das formas e o da tampa deve ter o mesmo diâmetro.

Bom apetite!


4 comentários:

  1. Ficaram com óptimo aspecto, que fome :) Tenho saudades destes petiscos à portuguesa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Inês e estavam MARAVILHOSAS. Modéstia à parte acho que foi a minha melhor primeira vez :)

      Eliminar
  2. Nossa Senhora Fabiana... adorei esta tua faceta! Muitos parabéns. Continua que vou continuar a acompanhar estas maravilhas :D

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Martinha, obrigada :) e vai partilhando que isto de cozinhar vai pegar moda!

      Eliminar